Perspectiva Jornalística

Portefólio Profissional

Sport Lisboa Benfica protege sua instituição do mau jornalismo

Posted by Patrícia Pereira em 15/10/2009

Depois de a TVI ter sido “barrada” a um evento do SLB, recorreu junto do ERC de modo a fazer valer os seus valores do código deontológico.

ERC aprovou e divulgou a deliberação, SLB não poderá proibir o acesso dos jornalistas aos eventos de interesse público. Mesmo assim, ERC lembrou que “O Sport Lisboa e Benfica sempre cumpriu com os critérios legais consagrados no Estatuto do Jornalista, ao contrário de alguns jornalistas que, ainda hoje, continuam pela prática a violar esse mesmo Estatuto.”

Por muito que possa custar a muita gente, temos que dar razão ao SLB pela defesa da sua instituição à manipulação praticada em relação ao tratamento informativo praticado por estes (TVI).

Pois SLB sempre respeitou os direitos dos jornalistas a acederem aos eventos públicos. Apenas proibiu a entrada da TVI a eventos particulares, porque eles têm direito de convidar quem eles quiserem.

E porque haveria o SLB de convidar os jornalistas da TVI para eventos particulares, quando ela (TVI) não tem sido muita justa com os comentários que tem feito ao clube?

A TVI tem sido malévola e sensacionalista na maneira com que escolhe as noticias e/ou reportagens mais os debates, onde são escolhidas pessoas que só querem denegrir a imagem do clube.

Como se isto não bastasse Luís Sobral, membro da chefia editorial, não consegue ser imparcial no que toca a notícias sobre o clube e o próprio presidente do mesmo, Luís Filipe Vieira. Como podemos comprovar através de algumas recentes crónicas de Luís Sobral no Maisfutebol: “16 de Maio 2009 – “Esqueçam o treinador, pensem no presidente”; 10 de Junho 2009 – “Estou farto de benfiquistas”; 20 de Junho 2009 – “Benfica e a oportunidade perdida”;  “Tenho pena que no próximo dia 3 de Julho o Benfica não eleja um Presidente como José Eduardo Moniz”.

Assim, espero que isto sirva de exemplo a todos os clubes para que o mesmo não volte acontecer. Pois isto acaba por prejudicar tanto os clubes como a Comunicação Social.

Uma resposta to “Sport Lisboa Benfica protege sua instituição do mau jornalismo”

  1. Rui Manuel Santos said

    É verdade. Os jornalistas têm a mania que são donos da verdade e que são muito isentos mas, pelo menos no campo desportivo, não são exemplo para ninguém (obviamente que existem excepções).
    Basta ver os jornalistas de desporto que ocupam bons “tachos” na televisão pública, no JN, etc, e verificar a sua “isenção” pintada de tons azuis.
    Já tinha escrito que em NOSSA casa mandamos nós.
    Esse senhor deve ser afectado pela “doença” do Bernardino Barros, Sousa Martins, Carlos Daniel, etc.
    Mesmo as osgas têm os seus elementos “típicos”: Nuno Luz, Fernando Correia, etc.

    Rui Manuel Santos
    Sócio nº 195150 do Maior Clube do Mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: