Perspectiva Jornalística

Portefólio Profissional

Acessibilidade

Posted by Patrícia Pereira em 04/11/2009

Mil maiores Empresas Nacionais foram investigadas

Este estudo mostra quem cumpre as regras de acessibilidade

Professor e Investigador Ramiro Gonçalves, da UTAD, investigou as mil maiores empresas nacionais.

Ramiro Gonçalves lidera o “Grupo Permanente de Negócio Electrónico da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação” que realizou esse estudo. E até à data, nenhuma das empresas respeitava no seu site da Internet o nível máximo de acessibilidade definido de acordo com as recomendações internacionais da World Wide Web Consortium (W3C).

O docente chegou à conclusão de que entre as mil empresas portuguesas apenas uma cumpre as regras de acessibilidade definidas pelos organismos internacionais. Estas regras têm como objectivo assegurar que as pessoas com necessidades especiais possam usar a Internet sem problemas de navegação.

O site da Internet da Caixa Geral de Depósitos foi o que conseguiu melhor resultado, pois cumpria ate ao momento dois dos três níveis da prioridade internacionalmente definidos. Entretanto o site já concluiu os três níveis necessários para garantir a completa acessibilidade à sua morada electrónica.

Segundo este estudo pode-se ainda retirar que destas mil empresas analisadas apenas setenta e três cumprem o nível mínimo de acessibilidade dos três propostos pelas directivas.

Mesmo estudo ainda nos indica alguns dados sobre a distribuição por sectores de actividade das melhores e piores praticas. Deste estudo podemos destacar o sector Agricultura que se encontra destacado positivamente, com um número médio de 10 erros por empresa, para o nível 1 de acessibilidade, 223 erros para o nível 2 ou 115 erros para o nível 3, o que constitui os melhores resultados em termos de sectores. Contudo, a amostra é apenas composta por 5 sítios Web.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: