Perspectiva Jornalística

Portefólio Profissional

Dia Nacional da Cultura Científica

Posted by Patrícia Pereira em 24/11/2009

O avanço da tecnologia na Astronomia

Utilização das novas tecnologias no ensino da Ciência

Inserida na Semana da Ciência e Tecnologia, realizou-se no dia 24 de Novembro pelas nove horas da manhã o X Mini-Fórum Ciência Viva na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Segundo a Prof.ª Elisa Preto Gomes, organizadora da Semana da Ciência e Tecnologia, esta iniciativa tem como objectivo mostrar e partilhar diferentes projectos desenvolvidos nas escolas, em geral em parceria com a UTAD. “A ideia do Ciência Viva, da realização da Semana da Ciência e Tecnologia, é a promoção da cultura científica da ciência e da tecnologia. Agora o mini-fórum (…) com a intenção de dar a conhecer projectos que tejam em curso ou estabelecer parcerias que possam vir acontecer para futuros projectos.”

Ao longo deste evento houve apresentações orais de Projectos do Clube de Ciências, por parte de alunos da cidade de Vila Real, Lousada, de um colégio de Poiares e Vila Pouca de Aguiar.

Houve ainda uma conferência intitulada “Mostra do Galileo Teacher Training Program”, que teve como oradora a Drª Rosa Doran, presidente do mesmo. Durante a sua dissertação fez um resumo do que se pretende com o Galileo Teacher Training Program e ainda se fez uma “pequena viagem pelo universo” com os alunos.

Segundo Drª Rosa Doran, Galileo Teacher Training Program “é um programa de formação de professores que pretende introduzir na prática lectiva as novas tecnologias da ciência como ela se faz. Hoje no mundo da astronomia as novas tecnologias permitem que qualquer um (…) possa apontar um telescópio, com um nível profissional, e fazer imagens do universo em sala de aula. Portanto, a nossa ideia é renovar o ensino da ciência utilizando essas tecnologias que estão a disposição de quem quiser”.

Em paralelo com esta iniciativa decorreram outras actividades, tais como, Exposições de maquetes, posters e materiais diversos sobre Astronomia, Exposição permanente de Minerais, Rochas e Fósseis e ainda Sessões de Mini-Planetário, que teve a cargo de João Carlos Baptista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: