Perspectiva Jornalística

Portefólio Profissional

Erradicação da Poliomielite

Posted by Patrícia Pereira em 02/12/2009

“Caminhando” para a erradicação

Obra apoia vacinação contra esta doença

Todos os anos os distritos da Rotary Portugal têm um novo governador, e esses têm projectos com os seus cônjuges. Este ano o professor Manuel Cordeiro foi escolhido para ser governador do Distrito de 1970.
Em parceria com a sua esposa, Maria Antónia, surgiu a ideia de um novo projecto, a publicação de um livro em que a doença da poliomielite fosse o tema fulcral. É então que surgem os preparativos para o “nascimento” desta nova obra. Maria Antónia entra em contacto com a escritora brasileira, Simone Gonçalves, que aceita desde logo se associar a esta causa tão nobre. O mesmo acontece com o ilustrador António Serer e com o apoio técnico de Alexandre Parafita.
Nasce assim “Caminhas na Bruma”, um livro conta a história de duas crianças de classes sociais diferentes. Ambas têm poliomielite, doença infecciosa que ataca as células da medula espinal (também conhecida por paralisia infantil), devido à atitude errada que os seus pais tiveram. Os dois formaram depois uma associação que tinha como finalidade principal chamar atenção dos pais para o problema da vacinação.
O Professor Marcelo Rebelo de Sousa, reconhecendo o valor e o objectivo do livro, apresentou-o no seu programa “As escolhas de Marcelo”transmitido na RTP.
Segundo o professor Manuel Cordeiro “a erradicação da pólio é talvez o projecto de mais visibilidade que o Rotary a nível mundial tem. Nomeadamente foi um projecto que congregou muitas instituições privadas, muitas instituições públicas (…) porque reconhece neste movimento rotário capacidade e honestidade suficiente para ter a certeza que o dinheiro que disponibiliza ao Rotary é bem entregue”.
A primeira edição deste livro, que teve disponível nos Clubes da Rotary, teve uma tiragem de dois mil exemplares o que levou a conseguir uma receita de dez mil euros que reverterá totalmente para o projecto da Rotary Internacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: